sábado, 16 de maio de 2009

Vocês sabem o que é Overtraining?

Autores: Mauri Schwanck Behenck *(1) Silvana Corrêa Matheus *(2) Luiz Fernando Martins Kruel *(3) Renan Maximiliano Fernandes Sampedro *(4).

Hoje em dia, os atletas de ponta, estão sempre atrás de melhores marcas ou limites. Com isso a preparação física muitas vezes é exagerada, trazendo para os atletas uma redução no seu desempenho físico.Esse fato ocorre pelo desgaste físico e psicológico que o atleta sofre por esse supertreinamento, chamamos esse fato de “Síndrome de Overtraining” (S.O).
O surgimento da S.O, apareceu mais nos casos, onde os atletas fazem um intenso trabalho físico com um pequeno intervalo de recuperação com duração de aproximadamente duas semanas. Os fatores ambientais também são uma das causas, como o processo seletivo entre atletas para uma grande competição.
Atletas amadores ou aqueles que praticam o esporte apenas por lazer, também podem sofrer a S.O, pois certamente eles treinam individualmente, sem nenhum auxílio de um treinador específico da modalidade. A manifestação mais comum num atleta com a S.O é apresentar uma queda no desempenho físico na modalidade que ele prática. Mas inúmera alterações clínicas que determinam se o atleta está com a S.O. Por exemplo: queixas de fadiga, alteração do sono e perda de peso.
O processo da S.O começa com a fadiga, se não for tratada, passa a ser overreaching, que representa um overtraining leve. Caso não se trabalhe adequadamente na recuperação do atleta, o problema passa a ser mais complicado, chegando o atleta a ter a S.O. Para a prevenção e o tratamento da S.O, o atleta tem que conhecer seus limites. No primeiro instante, atleta e treinador tem que trabalhar num treinamento periodizado. Isso significa que o treinador terá que escolher em qual período que o atleta deverá ter a sua preparação. Poderá ser num Macrociclo, Mesociclo ou simplesmente num Microciclo. Outros aspectos que não só os atletas, mas os treinadores, poderão auxiliar na prevenção ou detectização a S.O são : controle do peso do atleta, estado psicológico e controle da freqüência cardíaca. O tratamento é realizado somente com repouso e o restabelecimento físico e mental, que dura no máximo de 6 a 12 semanas, dependendo de cada caso.
Porém, a melhor forma de se prevenir a SO, é conseguir fazer um treinamento com o auxílio de treinadores ou professores especializados na modalidade exercida. Não esquecendo de fazer o repouso certo, para se recuperar da energia dispensada com o exercício físico realizado.

*(1) - Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). *(2) - Professora de Educação Física Especializada em Fisiologia do Exercício no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD-UFSM/RS). *(3) - Professor de Educação Física Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas - UFRGS/UFSM . Mestre e doutorando em Fisiologia do Exercício. *(4) - PhD em Fisiologia do Exercício. Professor titular da Disciplina de Fisiologia do Exercício da UFSM/RS. Coordenador do Curso de Pós-graduação do CEFD-UFSM,RS.

"DESCANSO (REPOUSO) TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINAMENTO".
Treinem forte..... mas também descansem. Ossss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário