quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESSA É IMPORTANTE GALERA!



IBJJF moderniza regras e dá sinal verde ao antidoping

      Em sinal de que a cultura do Jiu-Jitsu também é um processo que muda e evolui com o tempo, a IBJJF estudou e decidiu implementar algumas mudanças em suas regras, regulamentos e sistemas, critérios que por vezes já duravam 40 anos, mas que agora demandaram alguns ajustes.
      Foi o caso do sistema de graduação das crianças, que para incentivar e premiar a molecada, acabou criando nas diferentes escolas métodos criativos, porém muitas vezes variados, o que resulta num sistema caótico de academia para a academia.
      A IBJJF ativa então, em 1º de janeiro de 2012, o novo sistema de faixas para os pequenos.
      A partir do ano que vem, a criança que começar a treinar aos 4 anos de idade só poderá mudar de faixa ao completar 7 anos.
      No entanto, para lutar contra a falta de motivação da criançada e evitar a discrepância técnica de iniciantes e os mais experimentados, o novo sistema da Federação sugere uma divisão em cada cor de faixa já existente.
      Assim, cada cor de faixa será dividida em três diferentes “subcores”, por assim dizer.
      A faixa-cinza, por exemplo, vai agora poderá ser usada por crianças de 4 até 15 anos.
      Com as novas cores, no entanto, os professores poderão promover seus aluninhos todo ano. Por exemplo, uma criança que começa a treinar aos 4. A IBJJF sugere seis meses como faixa-branca, quando o aluno pode ser graduado a faixa cinza-branca. Mais seis meses, nova graduação: faixa-cinza.
      Após um ano como faixa-cinza, o praticante vira cinza-preta. Aos 7 anos, dependendo do tempo de treino obviamente, ele pode receber a faixa-amarela.
      Com 10 anos, o jovem aluno está apto a receber a faixa-laranja. Aos 13, pode ganhar a faixa-verde. O ciclo das subcores continua até os 16 anos, quando o lutador vira adulto.
      Repare que apenas crianças que começarem com pelo menos 6 anos vão poder chegar a faixa-verde.
Para as competições, os pequenos atletas serão separados pelas cores sólidas: branca, cinza, amarela, laranja, verde.

Antidoping e kimono azul

      A inovação no sistema é apenas parte de mudanças maiores nas regras, que serão anunciadas em breve, e entram em vigor em 2012. Uma delas, segundo uma fonte ligada à IBJJF, é uma medida que promete facilitar a vida e a visão dos árbitros, a obrigação de o lutador de kimono branco enfrentar um de kimono azul. Segundo pesquisas recentes na Europa, essa simples medida poupa a vista dos juízes e diminui os erros em 20%, em campeonatos de artes marciais.
      Outro assunto palpitante é sobre o controle antidoping. Raposa felpuda ligada à IBJJF revelou ao GRACIEMAG.com que o pedido do povo e de muitos leitores nos comentários aqui do site deve virar realidade.
      Uma consultoria com um especialista em medidas antidoping já foi feita, e a coisa deve evoluir ano que vem. “Exame antidoping não é apenas testar e banir, é um processo de educação dos atletas. É preciso definir o que é proibido, e já começamos a tocar isso”, contou a fonte, sem definir um prazo. Mas já dá para sonhar com um Mundial 2012 sem doping.

      Aguarde novidades sobre as regras e campeonatos de Jiu-Jitsu aqui, no seu GRACIEMAG.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário